Mulher loira de pé em cima da Pedra do Baú

Pedra do Baú Campos do Jordão – Onde fica e Como Visitar

A Pedra do Baú é o destino mais popular da cidade de São Bento do Sapucaí, onde ficam as cabanas Nomad Place, a 193 km de São Paulo. O imponente rochedo com 350 metros de altura e a 1.950 metros de altitude na Serra da Mantiqueira garante ao aventureiro que o escalar uma vista incrível da região.

Entretanto, subir até o topo da Pedra é uma aventura que exige cuidados, afinal, não é todo dia que você fica a quase 2 mil metros de altitude. Utilizar calçados e roupas adequadas, ficar atento às regras de agendamento e taxas cobradas e tomar as devidas precauções durante a subida são alguns deles.

Além disso, a região oferece outros atrativos, tanto naturais quanto gastronômicos e culturais aos visitantes. Também vale destacar as acomodações como a Nomad Place que oferecem experiências únicas aos hóspedes.

Neste artigo vamos dar todas as dicas de como você pode aproveitar a sua viagem à Pedra do Baú e outras atrações na região. Confira!

Onde fica a Pedra do Baú

A Pedra do Baú fica na Serra da Mantiqueira, na cidade de São Bento do Sapucaí, a 193 km da cidade de São Paulo, e a apenas 24 km de Campos do Jordão. Ela está em uma região que faz divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.

O conjunto de rochas, que também conta com as pedras Bauzinho e Ana Chata, é considerado a meca da escalada no Brasil. Isso porque o rochedo conta com, pelo menos, 30 vias de escalada com diversos graus de dificuldade, diferentes extensões e altitudes.

Devido à sua localização e altitude, oferece uma vista incrível da Serra da Mantiqueira e cidades paulistas e mineiras próximas. Para se ter noção da grandiosidade da Pedra do Baú, ela pode ser vista de diversas localidades do Vale do Paraíba.

Importância e tamanho da área

Sua importância para a região é tanta que, no passado, foi inclusive usada como instrumento de navegação geográfica. E essa relevância continua até os dias de hoje, isso porque, além de ser um monumento geológico, a Pedra do Baú também é um Monumento Natural Estadual (MoNa), dentro de uma Área de Proteção Ambiental – a APA Sapucaí-Mirim.

Sua área é conservada por meio de gestão compartilhada entre a Fundação Florestal (instituição vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo) e a Prefeitura de São Bento do Sapucaí.

Fazendo agendamento para visitar o local

Devido a isto, sua visitação com práticas de escaladas ou através da Via Ferrata – degraus de ferro que facilitam o progresso do aventureiro nos paredões da rocha – precisa ser agendada diretamente no site da Prefeitura de São Bento do Sapucaí.

Além do agendamento, também é obrigatório o uso de equipamentos de segurança individual, como capacete, cadeira de escalada, conectores do tipo mosquestões e auto seguro.

Vale destacar que na visita à pedra Ana Chata também se faz necessário agendamento prévio, porém, sem a necessidade do uso de equipamentos de segurança, enquanto que a visitação ao Bauzinho não é preciso nenhum tipo de agendamento.

Lembrando que é cobrada uma taxa de R$ 18 por pessoa para acesso ao parque onde estão o conjunto de pedras. Esse valor é destinado à conservação ambiental da região.

pedra do bau trilha | pedra do bau campos
Reprodução: Tripadvisor

Como chegar na Pedra do Baú

A Pedra do Baú fica localizada a 23,8 km do centro de São Bento do Sapucaí e a 24,2 km de Campos do Jordão. Portanto, o trajeto para chegar até a base da Pedra é simples. Basta seguir a Estrada Municipal do Bauzinho, através da Rodovia Municipal Thomaz Alckmin, no Bairro Paiol Grande.

Vale destacar que o trajeto deve ser feito de carro particular ou também através de reservas com agências de turismo locais que oferecem o tour. Através do site do turismo de São Bento do Sapucaí é possível ter acesso a essas empresas.

Chegando ao complexo da Pedra do Baú, você tem a opção de subir até o topo da Pedra ou conhecer as “irmãs” Bauzinho e Ana Chata.

Após uma trilha de aproximadamente 2 horas de caminhada, em meio à mata da Serra da Mantiqueira, você vai chegar à base da Pedra do Baú para, então, iniciar sua escalada nos 350 metros que a Pedra tem.

O caminho mais utilizado pelos turistas é através da Via Ferrata, uma escadaria de ferro com 320 degraus cravados na estrutura da pedra. A inclinação da subida chega a 90 graus e é exigido uso de equipamento de proteção pessoal.

Considerada com dificuldade média para alta, é indicado que o aventureiro tenha experiência com escaladas ou preparo físico para aguentar a subida. E claro, não ter medo de altura é indispensável, afinal, a Pedra do Baú é o oitavo ponto mais alto do estado de São Paulo – e o 39° do Brasil.

pedra do bau esta aberta | pedra do bau esta aberta campos do jordão
Reprodução: Tripadvisor

Dicas importantes para viajar até a Pedra do Baú

Antes de planejar a sua viagem até a Pedra do Baú, é indispensável que você tome alguns cuidados e siga algumas dicas. Dessa forma, você vai conseguir aproveitar ao máximo a experiência nesse incrível rochedo em meio à Serra da Mantiqueira.

Agende sua visita

Para subir até o topo da Pedra do Baú e também da Pedra Ana Chata é preciso agendar a sua visita diretamente no site do turismo de São Bento do Sapucaí.

Nele, você encontra facilmente as datas disponíveis, bem como o tipo de visita que você quer fazer, dividido em quatro categorias:

  • Pedra do Baú Via Ferrata – Autônomos
  • Pedra do Baú – Empresas
  • Pedra Ana Chata
  • Escaladores Profissionais – Autônomos

Lembrando que para a subida à Pedra do Baú é exigido o uso dos seguintes equipamentos de proteção: cadeirinha de escalada ou similar; capacete para escalada ou similar com ponto de fixação no queixo; conectores do tipo mosquetões ou talabartes duplo; auto seguro duplo ou similar.

Para a visita às pedras Ana Chata e Bauzinho, não há necessidade de uso desses equipamentos. Vale destacar que é cobrado uma taxa de R$ 18 para a entrada no parque onde estão as três pedras.

Utilize roupas e calçados adequados

Outro fator importante para realizar a visitação tanto à Pedra do Baú quanto às irmãs Bauzinho e Ana Chata é a escolha dos calçados e das roupas. Isso porque estamos falando de uma caminhada de aproximadamente 1 hora e uma subida em uma rocha com 340 metros de altura.

Opte por calçados fechados, confortáveis e com solado indicado para terrenos irregulares. Já as roupas devem ser leves, que promovam a transpiração e ideais para prática de atividades físicas.

Além disso, é de suma importância ingerir água durante a atividade. Por isso, leve uma garrafa com você, além de alimentos proteicos como frutas ou barras de cereais.

Opte por guias locais

Não há a obrigatoriedade de você realizar a visitação à Pedra do Baú com guias ou empresas especializadas – tanto é que no próprio site do agendamento da visita há opções para realizar o passeio sozinho.

Entretanto, ter o acompanhamento de uma pessoa que conhece a trilha vai auxiliar você nas técnicas de subida da montanha. Dessa forma, pode tornar sua experiência mais agradável e evitar dores de cabeça indesejadas.

Esteja preparado fisicamente

Se você não é adepto ao turismo de aventura ou não pratica atividades físicas, a sua subida até o topo da Pedra do Baú pode ser ainda mais difícil.

Dessa forma, se o destino está no seu próximo roteiro de férias, é indicado que você inicie a prática de atividades para ter um melhor preparo físico para encarar a trilha até a base da Pedra, os 320 degraus da Via Ferrata e os 350 metros de altura até o topo.

Melhores atrações

A trilha até o topo da Pedra do Baú tem duração de aproximadamente 3 horas, dessa forma, você tem a possibilidade de aproveitar outras atrações da região ainda no mesmo dia ou em outros momentos das férias.

Confira algumas dicas de atrações na região da Pedra do Baú.

Arborismo no Horto Florestal

O Parque Florestal de Campos do Jordão, também conhecido como Horto Florestal, oferece diversas atrações naturais aos visitantes. Dentre eles, está a prática de arborismo em um trajeto com 15 travessias, sendo 14 pontes e uma tirolesa de 130 metros.

Com duração aproximada de 30 minutos, é indicado tanto para crianças como para adultos.

arvorismo arborismo horto florestal campos do jordão
Reprodução: Tripadvisor

Tirolesas do Sapucaí no Horto Florestal

Outra bela atração em Campos do Jordão para quem gosta de adrenalina são as Tirolesas do Sapucaí sobre as araucárias da cidade. A primeira tirolesa conta com 450 metros de extensão a 60 metros de altura, proporcionando uma bela vista da copa das árvores e corredeiras do Rio Sapucaí. Já a segunda conta com 150 metros de extensão cruzando o Rio.

tirolesa horto florestal campos do jordao
Reprodução: Tripadvisor

Roteiros em São Bento do Sapucaí

A cidade de São Bento do Sapucaí, onde está localizada a Pedra do Baú, conta também com outras opções de turismo de aventura, gastronômico e cultural.

O turista que preferir aventuras radicais pode aproveitar roteiros com passeios e trilhas, escaladas, voo livre e de paraglider, rapel, tirolesa, cascanding (descida em meio às quedas da cachoeira do Tobogã), dentre outros.

Para quem prefere turismo gastronômico, a cidade é conhecida como a Toscana brasileira. Há roteiros para degustação de azeite de oliva, em vinícolas, queijaria, cervejaria, cogumelos e muito mais.

Há também opções culturais e visitas a pontos de interesse como mirantes e decks com vista para a cidade e vales da Mantiqueira.

Passeio de UTV

Se você busca explorar a Serra da Mantiqueira e a Pedra do Baú em um veículo offroad, então a Nomad Place tem a experiência certa para você. Nela é possível reservar passeios de UTV (sigla em inglês para Utility Task Vehicle), um tipo de veículo que é uma mistura de quadriciclo com carro e são ideais para fazer trilhas e se locomover em terrenos acidentados.

Além disso, a Nomad também oferece passeios de quadriciclo pela sua propriedade de 50 mil metros quadrados. Para o passeio de UTV são permitidas até 3 pessoas, enquanto que no de quadriciclo há a opção do próprio hóspede dirigir ou ir na carona.

passeio de utv | cabana na montanha sp | nomad place
Faça um passeio de UTV para ver de perto as belezas da Serra da Mantiqueira

Onde se hospedar na Pedra do Baú

As cabanas da Nomad Place mesclam muito conforto, design incrível e contato com a natureza. São sete acomodações com quatro designs diferentes localizadas a 1.670 metros de altitude em um terreno de 50 mil metros quadrados às margens da Serra da Mantiqueira.

Cabana Vin

A Cabana Vin apresenta estilo A-frame, ou seja, sua estrutura em formato de “A”. Essa unidade de 64 m² conta com um quarto com cama Queen Size e um sofá-cama, desta forma, pode receber até quatro pessoas

Além disso, a Vin também conta com banheiro privativo, banheira, cozinha completa, churrasqueira, espaço para fogueira e Wi-Fi. Sua incrível varanda possui uma vista única da Serra da Mantiqueira, onde é possível curtir o nascer e o pôr do sol com privacidade.

Sua cozinha é equipada com eletrodomésticos, panelas, forno elétrico, cafeteira, frigobar, dentre outros utensílios diversos. Os quartos contam ar-condicionado, ventilador e roupas de cama. Já o banheiro conta com toalhas, roupões, sais de banho e amenities.

Clique aqui e reserve agora mesmo a Cabana Vin!

Cabana Vin, Nomad Place
Cabana Vin, Nomad Place

Cabana Monto

A Cabana Monto possui características parecidas com a Vin, também construída em A-frame. Conta com quarto com cama Queen Size e sofá-cama, dessa forma, pode receber até quatro hóspedes. Além disso, possui banheiro privativo com banheira, cozinha completa, churrasqueira, espaço para fogueira e internet Wi-Fi. A varanda, voltada para as montanhas, proporciona uma vista incrível do nascer e pôr do sol em privacidade.

Clique aqui e reserve agora mesmo a Cabana Monto.

Chalé na Serra da Mantiqueira
Cabana Monto, Nomad Place

Cabana Cubo

A Cabana Cubo é construída no estilo Tiny House, ou seja, apesar de compacta, é agradável, funcional e extremamente aconchegante.

Com 19 m², conta com um quarto com cama Queen Size, cozinha completa, banheiro privativo e deck com banheira externa.

Ideal para duas pessoas, conta com Wi-Fi, churrasqueira e espaço para fogo de chão. Sua cozinha é equipada com eletrodomésticos, panelas, forno elétrico, cafeteira, frigobar, dentre outros utensílios diversos. Já o banheiro conta com toalhas, roupões, sais de banho e amenities.

Clique aqui e reserve agora mesmo a Cabana Cubo.

Cabana Cubo, Nomad Place - Chalé na Serra da Mantiqueira
Cabana Cubo, Nomad Place

The Dome

As cabanas The Dome são perfeitas para quem busca uma experiência única em hospedagem que une paisagens incríveis com uma estrutura moderna e aconchegante. Com quatro unidades disponíveis, essas cabanas possuem estilo domo geodésico.

Com um quarto com cama Queen Size, um banheiro privativo, cozinha completa, jacuzzi externa, espaço para fogueira e Wi-Fi, ela comporta até dois hóspedes e oferece uma incrível conexão com a natureza.

Para acessar a cabana é preciso fazer um percurso de aproximadamente 10 minutos de UTV 4×4, serviço já incluso na tarifa e disponível 24 horas. Além disso, possui varanda com vista para a Mantiqueira.

Sua cozinha é equipada com eletrodomésticos, jogo de panelas e utensílios diversos. Também são fornecidas roupas de cama e banho.

Clique aqui e reserve agora mesmo o The Dome.

Visão interior de domo geodésico em São Paulo com cama de casal, cozinha completa, frigobar e poltronas
Neste domo geodésico você encontra máximo conforto e uma vista da natureza local

2 comentários em “Pedra do Baú Campos do Jordão – Onde fica e Como Visitar”

  1. Pingback: Chalés com Jacuzzi em São Paulo - Qual é mais o seu perfil?

  2. Pingback: Chalés Para o Carnaval - Melhores Opções no Interior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *