serra da mantiqueira

Serra da Mantiqueira – O Guia Completo da Região

A Serra da Mantiqueira, localizada em uma área de aproximadamente 500 km de extensão, entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, é um deslumbrante ecossistema que mescla montanhas, vales e muito verde.

Com diferentes áreas de preservação natural, é o destino perfeito para quem ama turismo de aventura. Roteiros de escaladas, trilhas e cachoeiras são algumas das atrações dessa região.

Além disso, devido ao seu apelo natural, com áreas de matas de araucárias ainda totalmente preservadas, também é a região certa para quem gosta de contato com a natureza. Por exemplo, é possível se hospedar em cabanas a mais de 1670 metros de altitude, em meio à mata da Mantiqueira, como as unidades da Nomad Place.

Neste artigo apresentamos o guia completo da Serra da Mantiqueira para você que está procurando um destino tranquilo, com muito contato com a natureza e aventuras. Confira!

Onde fica a Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira fica localizada entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Inicia próximo à cidade paulista de Bragança Paulista, seguindo até o Parque Nacional do Itatiaia, até a cidade mineira de Barbacena.

Seu nome, de origem tupi, significa “gota de chuva” e se baseia em sua grande importância na formação de rios que abastecem inúmeras cidades da região Sudeste do Brasil.

Com uma formação geológica com muitas montanhas, vales e muita natureza, possui grande área de terras altas, entre mil e quase três mil metros de altitude. Isso torna a região uma incrível opção para quem busca por atrações de turismo de aventura.

Por isso, escaladores de todo o Brasil vão até às montanhas da Serra da Mantiqueira para se desafiar e escalar os gigantescos picos. Destaque para a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, considerada a capital dos esportes radicais.

Além disso, a Mantiqueira conta com inúmeras unidades de conservação, como a área de proteção ambiental serra da Mantiqueira, dividida entre os três estados, o Parque Nacional do Itatiaia, dividido entre Minas e Rio, e os parques estaduais da serra do Brigadeiro e da serra do Papagaio (Minas) e Campos do Jordão (São Paulo).

Cesta Café da Manhã no Chalé Serra da Mantiqueira
Café da manhã com a incrível vista do The Dome

Qual a extensão da Serra da Mantiqueira?

A Serra da Mantiqueira conta com uma extensão de 500 km, distribuída por cerca de 10% no estado do Rio de Janeiro, 30% no estado de São Paulo e os demais 60% estão localizados no estado de Minas Gerais.

Do norte para o sul, a Mantiqueira inicia na região onde está o município de Barbacena, em Minas Gerais. De lá, segue para o sudoeste até se encontrar com as divisas com o Rio de Janeiro e logo após, com São Paulo, terminando na cidade de Bragança Paulista (SP).

Cidades da Serra da Mantiqueira

Devido à sua grande extensão e localização estratégica entre três estados do Sudeste, dezenas de cidades estão localizadas na Serra da Mantiqueira. Por isso, se você está planejando visitar a região, saiba que algumas cidades se destacam nos atrativos aos turistas.

Confira a seguir algumas dicas dos atrativos das principais cidades da Serra da Mantiqueira!

São Bento do Sapucaí (SP)

Considerada a Capital dos Esportes Radicais e a Toscana Brasileira, a cidade de São Bento do Sapucaí, em São Paulo, tem como o principal cartão-postal a Pedra do Baú, uma das montanhas mais procuradas por escaladores do Brasil.

Localizada a 193 km da cidade de São Paulo e a 12 km da Pedra do Baú, a cidade oferece diferentes opções de rotas turísticas, claro, com destaque para as que envolvem aventura e natureza. Há diferentes trilhas entre a mata e as cachoeiras, escaladas, roteiros para passeios de bicicleta, dentre outras atrações.

Além disso, há opções gastronômicas e culturais, com visitas em cervejarias, produtores de azeite de oliva, vinícolas, produtores de queijo, cogumelos, museus e artesanato local.

É em São Bento do Sapucaí que estão localizadas as cabanas da Nomad Place, incríveis hospedagens em meio à natureza da Serra da Mantiqueira com muito aconchego.

Campos do Jordão (SP)

Conhecida como a “Suíça brasileira”, a charmosa Campos do Jordão é o destino para quem busca a mescla perfeita entre romantismo com contato com a natureza e atrações ao ar livre.

Isso porque a cidade, por estar localizada na Serra da Mantiqueira, oferece opções de práticas de arborismo, trilhas ecológicas que podem ser feitas tanto por caminhada, quanto de bicicleta, e outras atrações de turismo ecológico.

Também conta com um ar romântico europeu com arquitetura típica daquela região, além de restaurantes, cafés e hotéis que oferecem experiências únicas aos hóspedes.

São Francisco Xavier (SP)

São Francisco Xavier é outra cidade paulista na Serra da Mantiqueira ideal para quem busca por turismo ecológico e de aventura. Tranquila e com ares típicos de interior, o destaque da cidade fica por conta da trilha Pedra da Onça, uma caminhada longa, com muitas subidas e descidas, que chega ao topo da Pedra que oferece uma vista panorâmica incrível da Serra da Mantiqueira.

Outro destaque fica por conta da Cachoeira Pedro Davi, um dos principais pontos turísticos da cidade. A cachoeira principal forma diversas piscinas naturais que são uma excelente opção revigorante em meio à preservação natural da área.

são francisco xavier sp
Reprodução: Tripadvisor

Visconde de Mauá (RJ)

A carioca Visconde de Mauá oferece uma tranquilidade única aos visitantes, muito aconchego e atrações naturais de tirar o fôlego na Serra da Mantiqueira.

O destaque fica por conta da Cachoeiras Gigantes, com passeio de 4×4 que leva o turista até as quedas de água de 200 m de altura, piscinas naturais e muita área verde.

Na cidade também é possível aproveitar outras atrações como passeio a cavalo e opções gastronômicas típicas da região.

visconde de mauá rj
Reprodução: Tripadvisor

Monte Verde (MG)

Localizada no sul de Minas Gerais, a cidade de Monte Verde possui o tradicional clima serrano, com montanhas e áreas verdes deslumbrantes.

As atrações da cidade ficam por conta das trilhas ecológicas e áreas para prática de slackline, rapel e arborismo. Além disso, oferece opções gastronômicas e vinícolas com vinhos produzidos na própria região.

monte verde mg
Reprodução: Tripadvisor

Dicas importantes para viajar até a Serra da Mantiqueira

Antes de planejar a sua viagem à Serra da Mantiqueira, é preciso ficar atento a algumas características da região que podem influenciar o seu roteiro.

Detalhes como o clima em determinadas épocas do ano, o que levar na mala e onde ficar vão fazer a diferença para você ter uma experiência completa. Confira a seguir dicas importantes para viajar até a Serra da Mantiqueira.

Quando viajar para a Serra da Mantiqueira?

A Serra da Mantiqueira, por ter uma alta altitude, tem temperaturas amenas, principalmente no inverno, e alguns períodos chuvosos durante o ano, principalmente na primavera. Por isso, dependendo da sua intenção de roteiro, isso vai influenciar bastante na sua viagem.

No período de maio a agosto, entre o outono e o inverno, é a alta temporada na região, principalmente em Campos do Jordão. Também é o período de temperaturas mais baixas, beirando a 0 °C à noite.

Já na primavera, apesar das temperaturas mais amenas, há mais volume de chuvas. Em contrapartida, o verão costuma ser de altas temperaturas durante o dia, com quedas durante a noite e a madrugada.

Escolha uma localização privilegiada

A Serra da Mantiqueira é famosa pelos seus atrativos naturais e turismo de aventura. Entretanto, há também cidades charmosas e românticas. Por isso, se você quer aproveitar os dois lados da região, escolha uma localização estratégica para se hospedar.

As cabanas da Nomad Place, por exemplo, ficam a poucos quilômetros da Pedra do Baú e as trilhas de São Bento do Sapucaí e a 19 km de Campos do Jordão.

Outra dica é escolher uma acomodação que ofereça experiências de contato com a natureza em meio à Mantiqueira. Uma incrível opção são as cabanas da Nomad Place, localizadas a mais de 1670 metros de altitude, em meio à mata da Mantiqueira.

Acomodação aconchegante faz toda a diferença

Escolher uma acomodação aconchegante para passar suas férias na Serra da Mantiqueira faz toda a diferença. Isso porque, não há nada melhor do que um bom descanso após um dia intenso de trilhas, escaladas, visitas a cachoeiras ou a diversos pontos turísticos, não é mesmo?

Além disso, é indispensável que a hospedagem ofereça sistema de aquecimento. Dessa forma, você não terá problemas em enfrentar as baixas temperaturas da região, principalmente no inverno.

As cabanas da Nomad Place contam com camas queen size, banheira, cozinha completa, lareira, dentre outras comodidades aos hóspedes.

O que fazer na Serra da Mantiqueira: Melhores atrações

A Serra da Mantiqueira é o destino perfeito para quem busca turismo ecológico e de aventura e também estar em contato com a natureza. A região oferece diversas trilhas, montanhas de altas altitudes, cachoeiras e parques naturais.

Confira a seguir as melhores atrações da Serra da Mantiqueira!

o que fazer em sao bento do sapucai e regiao
Vista dos montes de São Bento do Sapucaí

Amantikir

Localizado em Campos do Jordão, o Parque Amantikir é uma área natural aberta diariamente, o ano inteiro que oferece diferentes passeios ao ar livre. Todos eles são guiados e feitos sob demanda, com visita em 26 diferentes jardins e estufas de plantas.

Um dos destaques do Amantikir é o labirinto feito de arbustos, onde o visitante pode entrar e se desafiar para encontrar a saída. Destaque também para o mirante com vista para os vales da Serra da Mantiqueira.

parque amantikir em campos do jordão
Reprodução: Tripadvisor

Serrinha do Alambari

Localizado entre os municípios cariocas de Penedo e Visconde de Mauá, a área de proteção ambiental da Serrinha do Alambari conta com dezenas de cachoeiras que formam piscinas naturais em uma área de mais de 57 km².

serrinha do alambari penedo rj
Reprodução: Tripadvisor

Trilha da Pedra Redonda

Localizada na divisa de São Paulo com Minas Gerais, a aproximadamente 100 km de São Bento do Sapucaí, a Trilha da Pedra Redonda conta com 926 metros de extensão. Bastante conhecida e frequentada, possui inclinação bem acentuada e exige um grande esforço do turista na subida.

No meio do caminho até o cume da Pedra Redonda há um mirante com uma vista única da Serra da Mantiqueira. O topo da Pedra oferece também uma visão 360° da região.

trilha da pedra redonda monte verde mg
Reprodução: Tripadvisor

Parque estadual da Serra do Mar

O parque estadual da Serra do Mar possui cerca de 332.000 hectares, vai da divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro sendo dividido por 10 núcleos, os mais próximos são da região de Campos do Jordão o Núcleo Cunha-Indaiá, que conta com uma vasta biodiversidade.

Na região há diversas trilhas, cachoeiras e muita mata preservada, ideal para quem busca por momentos em contato com a natureza.

parque estadual da serra do mar
Reprodução: Tripadvisor

Pedra do Baú

Um dos principais destinos dos amantes de escaladas, a Pedra do Baú, localizada a 19 km de Campos do Jordão – e a 4 km das cabanas da Nomad Place – oferece uma experiência incrível para quem quer a aventura e o autodesafio de fazer uma escalada, com o cume a 1.950 metros de altitude.

Ao lado da Pedra do Baú também estão as pedras Ana Chata e Bauzinho, indicada para quem não tem experiência em escalada, mas que também oferecem uma vista incrível da Serra da Mantiqueira.

pedra do bau trilha | pedra do bau campos
Reprodução: Tripadvisor

Passeio de UTV

Outra opção incrível para aproveitar a Serra da Mantiqueira é realizar passeios de UTV entre a mata. Algumas acomodações, como a Nomad Place, oferecem esse serviço aos hóspedes.

Esse tipo de veículo é uma mistura de quadriciclo com carro, ideais para fazer trilhas e se locomover em terrenos acidentados.

Além disso, também oferece passeios de quadriciclo pela propriedade de 50 mil metros quadrados da Nomad. Para o passeio de UTV são permitidas até 3 pessoas, já de quadriciclo há a opção do próprio hóspede dirigir ou ir na carona.

passeio de utv | cabana na montanha sp | nomad place
Faça um passeio de UTV para ver de perto as belezas da Serra da Mantiqueira

Onde se hospedar na Serra da Mantiqueira

As cabanas da Nomad Place mesclam muito conforto, design incrível e contato com a natureza. São sete acomodações com quatro designs diferentes localizadas a 1.670 metros de altitude em um terreno de 50 mil metros quadrados às margens da Serra da Mantiqueira.

Cabana Vin

A Cabana Vin apresenta estilo A-frame, ou seja, sua estrutura em formato de “A”. Essa unidade de 64 m² conta com um quarto com cama Queen Size e um sofá-cama, desta forma, pode receber até quatro pessoas

Além disso, a Vin também conta com banheiro privativo, banheira, cozinha completa, churrasqueira, espaço para fogueira e Wi-Fi. Sua incrível varanda possui uma vista única da Serra da Mantiqueira, onde é possível curtir o nascer e o pôr do sol com privacidade.

Sua cozinha é equipada com eletrodomésticos, panelas, forno elétrico, cafeteira, frigobar, dentre outros utensílios diversos. Os quartos contam ar-condicionado, ventilador e roupas de cama. Já o banheiro conta com toalhas, roupões, sais de banho e amenities.

Clique aqui e reserve agora mesmo a Cabana Vin!

cabana a frame nomad place | cabana na montanha sp
Vista externa da Cabana Vin A-Frame

Cabana Monto

A Cabana Monto possui características parecidas com a Vin, também construída em A-frame. Conta com quarto com cama Queen Size e sofá-cama, dessa forma, pode receber até quatro hóspedes. Além disso, possui banheiro privativo com banheira, cozinha completa, churrasqueira, espaço para fogueira e internet Wi-Fi. A varanda, voltada para as montanhas, proporciona uma vista incrível do nascer e pôr do sol em privacidade.

Clique aqui e reserve agora mesmo a Cabana Monto.

Cabana na Montanha - Conheça a Nomad Place
Cabana na Montanha – Conheça a Nomad Place

Cabana Cubo

A Cabana Cubo é construída no estilo Tiny House, ou seja, apesar de compacta, é agradável, funcional e extremamente aconchegante.

Com 19 m², conta com um quarto com cama Queen Size, cozinha completa, banheiro privativo e deck com banheira externa.

Ideal para duas pessoas, conta com Wi-Fi, churrasqueira e espaço para fogo de chão. Sua cozinha é equipada com eletrodomésticos, panelas, forno elétrico, cafeteira, frigobar, dentre outros utensílios diversos. Já o banheiro conta com toalhas, roupões, sais de banho e amenities.

Clique aqui e reserve agora mesmo a Cabana Cubo.

casa cubo nomad place jacuzzi banheira visão interna amanhecer
Visão interna da Casa Cubo da Nomad Place

The Dome

As cabanas The Dome são perfeitas para quem busca uma experiência única em hospedagem que une paisagens incríveis com uma estrutura moderna e aconchegante. Com quatro unidades disponíveis, essas cabanas possuem estilo domo geodésico.

Com um quarto com cama Queen Size, um banheiro privativo, cozinha completa, jacuzzi externa, espaço para fogueira e Wi-Fi, ela comporta até dois hóspedes e oferece uma incrível conexão com a natureza.

Para acessar a cabana é preciso fazer um percurso de aproximadamente 10 minutos de UTV 4×4, serviço já incluso na tarifa e disponível 24 horas. Além disso, possui varanda com vista para a Mantiqueira.

Sua cozinha é equipada com eletrodomésticos, jogo de panelas e utensílios diversos. Também são fornecidas roupas de cama e banho.

Clique aqui e reserve agora mesmo o The Dome.

Chalé Serra da Mantiqueira
Todos os chalés da Nomad Place, na Serra da Mantiqueira, são pet friendly

3 comentários em “Serra da Mantiqueira – O Guia Completo da Região”

  1. Pingback: Chalé Para Alugar Final de Semana - Onde Encontrar?

  2. Pingback: Pousada Pedra do Baú - Escolha a Melhor Acomodação

  3. Pingback: Chalés Para Pedido de Casamento Perto de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *