são francisco xavier

São Francisco Xavier – O guia completo da região

O distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, é um excelente destino para amantes do ecoturismo. Isso porque, graças à sua área de proteção ambiental, a região conta com uma natureza praticamente intacta.

Além disso, a sua localização em meio à Serra da Mantiqueira faz com que o destino seja ideal para atividades de contato com a natureza. São diversas opções de trilhas, passeios que levam a cachoeiras, dentre outros.

Entretanto, o local também oferece atrações culturais, com destaque para o artesanato, e também excelentes opções envolvendo a gastronomia. Ou seja, é um destino ideal para todo o tipo de viajante, em qualquer época do ano.

Confira a seguir o guia completo de São Francisco Xavier. Aproveite também, e leia nosso guia da Serra da Mantiqueira!

Onde fica São Francisco Xavier?

São Francisco Xavier fica localizado em São José dos Campos, no interior de São Paulo, em meio à Serra da Mantiqueira. Com pouco mais de 4 mil habitantes, o distrito se destaca pela sua natureza e história.

Isso porque sua história começa no final do Século XIX, sendo uma tradicional passagem e pouso de tropeiros que vinham do sul de Minas Gerais vender seus produtos para as cidades do Vale da Paraíba.

Além disso, sua localização na Serra da Mantiqueira, bem como o decreto de Área de Proteção Ambiental (APA) de 2002, fez com que a sua natureza abundante ficasse totalmente preservada.

O centro do distrito está localizado a cerca de 59 km da área central de São José dos Campos. Além disso, fica a 150 km da cidade de São Paulo e a cerca de 74 km de Campos do Jordão.

A geografia da região, com vales, montanhas e uma altitude de 720 metros também torna São Francisco Xavier um bom destino para o inverno. Isso porque a região costuma ter temperaturas baixas durante os meses de junho a agosto, atraindo turistas de diferentes estados do sudeste brasileiro.

onde ficar em são francisco xavier
Distrito de São Francisco Xavier mescla história com atrações naturais

Dicas importantes para viajar até São Francisco Xavier

Por se tratar de um distrito pequeno, com foco no ecoturismo e na sua história, para aproveitar a região é preciso se programar e seguir algumas dicas importantes para viajar até São Francisco Xavier.

Certamente observar detalhes como as diferenças climáticas entre as estações do ano na região, melhor forma para chegar até as trilhas e monumentos do distrito são importantes antes de você viajar à São Francisco Xavier. Confira algumas dicas para você aproveitar a região ao máximo!

Quando ir para São Francisco Xavier

A região onde São Francisco Xavier está localizada é famosa pelo seu inverno com temperaturas baixas. Isso somado à geografia do local transforma o distrito e as cidades vizinhas em um destino charmoso para passar momentos e curtir o frio.

Por isso, se você está em busca de um local aconchegante, o indicado é ir à São Francisco Xavier no inverno.

Já se você quer aproveitar o contato com a natureza para fazer trilhas e se refrescar nas cachoeiras da região, então, o melhor período do ano para você visitar é durante o verão. O período de dezembro a março é caracterizado por temperaturas agradáveis, porém, por mais dias chuvosos.

Como chegar em São Francisco Xavier

São Francisco Xavier fica localizado a cerca de 59 km da área central de São José dos Campos. Para chegar até o centrinho do distrito, o acesso é feito por estrada asfaltada, através da rodovia SP-50.

Já para quem estiver vindo de São Paulo, Campinas ou Rio de Janeiro, é preciso pagar a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) ou o sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto/SP-070, até São José dos Campos. Nos dois casos, é necessário pegar a saída 152 da Dutra, que leva ao Anel Viário de São José dos Campos.

Para quem vem de São Bento do Sapucaí ou Campos do Jordão, cidades do Sul de Minas, é preciso pegar a SP-50 em direção à cidade Monteiro Lobato. Ao chegar no município, é preciso fazer mais 20 km até São Francisco Xavier em uma estrada que liga as duas localidades.

Se você pretende chegar ao distrito de ônibus, é preciso ir até São José dos Campos e de lá pegar a linha metropolitana 5109 que faz o trajeto São José dos Campos/São Francisco Xavier.

Como se locomover em São Francisco Xavier

Por se tratar de um distrito pequeno, há pouca alternativa de transporte público em São Francisco Xavier. Por isso, o indicado é ir com carro próprio à localidade para seguir ao destino turístico de sua preferência.

Além disso, é possível se deslocar de bicicleta caso você esteja hospedado na região. Outra opção para fazer os passeios de São Francisco Xavier é contratar os serviços de agências de turismo receptivo que atuam na região e podem facilmente ser encontradas pelas ruas do distrito e cidades vizinhas.

O que fazer em São Francisco Xavier: Melhores atrações

O distrito de São Francisco Xavier é famoso pelas suas trilhas, cachoeiras e atrações voltadas ao ecoturismo. Além disso, a localidade também conta com opções culturais e gastronômicas. Ou seja, é o destino ideal para todo o tipo de viajante.

Confira a seguir o guia do que fazer em São Francisco Xavier!

Trilha Pedra da Onça

A Trilha Pedra da Onça é uma das mais conhecidas de São Francisco Xavier, além de contar com um trajeto deslumbrante, mas também desafiador. Isso porque para concluir a caminhada em meio à mata é preciso percorrer 17 km.

Há a opção de finalizar a trilha em um dia ou dois, acampando na Pedra da Onça, a 1.934 metros de altitude. Além disso, durante a trilha há diversos cenários encantadores dos vales da Mantiqueira, além da possibilidade de avistar os famosos macacos muriquis, tradicionais da região.

trilha pedra da onça são francisco xavier
Vista da Trilha da Pedra da Onça, em São Francisco Xavier. Foto: Tripadvisor

Mirante da Pedra de São Francisco

O Mirante da Pedra de São Francisco, também conhecido como Pedra do Porquinho, está localizado a 15 km do centro do distrito. Sua posição oferece uma vista incrível de toda a região e conta com estrutura de degraus de madeira, corrimãos e placas indicativas para facilitar o acesso ao topo da pedra.

Com visita gratuita, ainda há um restaurante onde a Pedra está localizada para aproveitar o passeio e curtir a paisagem.

Passeio no Centrinho de São Francisco Xavier

Se você é um viajante que gosta de consumir produtos locais, então faça um passeio pelo centrinho de São Francisco Xavier tem que estar em seu roteiro. O distrito conta com diversas lojas de produtos locais como lembrancinhas, doces artesanais, produtos da roça, cafés e até mesmo venda de queijos produzidos na região, premiados no exterior.

centro de são francisco xavier
No centro do distrito é possível visitar atrações gastronômicas e culturais

Trilha Toca do Muriqui

Oferecendo um contato único com a natureza da região, fazendo a trilha da Toca do Muriqui também é possível observar os macacos muriqui, maior espécie de primata das Américas. A região onde São Francisco Xavier está localizada conta com uma grande população desse tipo de animal.

A trilha, de dificuldade moderada, tem duração aproximada de 4 horas e seu trajeto conta com duas cachoeiras e um mirante para admirar a vista da região.

Entretanto, por estar localizada em uma propriedade particular, a Fazenda Monte Verde, é necessário agendar com antecedência a visita à trilha.

Cachoeira Pedro David

Considerada uma das principais atrações turísticas de São Francisco Xavier, a Cachoeira Pedro David fica localizada na área de proteção ambiental da localidade. Localizada a 3 km do centro do distrito, conta com fácil acesso via estrada e oferece uma opção única para se refrescar durante o verão.

Com entrada gratuita das 7h às 18h, durante todos os dias, há diversas quedas d’água, piscinas e duchas naturais.

cachoeira pedro david
Cachoeira Pedro David é uma incrível opção para se refrescar durante o verão. Foto: Prefeitura de São José dos Campos

Cachoeira do Roncador

Outra cachoeira famosa de São Francisco Xavier é a do Roncador, com uma queda de 45 metros de altura. Ela fica localizada a 14 km do centro do distrito e fica localizada em uma pousada que leva o mesmo nome da cachoeira.

É possível aproveitar a estrutura do local pagando um day-use e aproveitar a cachoeira para um piquenique ou até mesmo fazer um churrasco em meio à natureza.

Trilha da Pedra do Queixo d’Anta

Localizada a 8 km do centro de São Francisco Xaviar, a trilha da Pedra do Queixo d’Anta é considerada de nível moderado a difícil. Isso porque conta com subida íngreme e com um trajeto de ida e volta de 6 km.

Porém, o pico da Pedra fica a 1.634 metros de altitude e oferece uma vista única da região.

Sítio Arte da Terra

O Sítio Arte da Terra, localizado a 5 km de distância do centro de São Francisco Xavier, é uma opção única que une sustentabilidade e arte.

É possível fazer a Ecotrilha Siriema, em três circuitos curtos em meio à Mata Atlântica para observar árvores nativas e diferentes espécies de pássaros; visitar o Viveiro Araçari para ver de perto diferentes peças de artesanato local e um jardim com diferentes espécies de plantas e flores; e também visitar a Galeria de Arte Guainumbi, com um acervo de peças artesanais de artistas da região.

Onde se hospedar em São Francisco Xavier

Se você busca por uma experiência única de hospedagem em meio à natureza, porém sem abrir mão do conforto, então uma das cabanas da Nomad Place é a opção certa para você. São sete acomodações com quatro designs diferentes localizadas a 1.670 metros de altitude em um terreno de 50 mil metros quadrados às margens da Serra da Mantiqueira.

Elas ficam em São Bento do Sapucaí, a apenas 75 km do centro de São Francisco Xavier. Conheça mais sobre as cabanas da Nomad Place!

Domo

As unidades do The Dome da Nomad Place são cabanas feitas em estilo domo geodésico, que se assemelha a uma esfera cortada ao meio. Dessa forma, é a opção perfeita para quem busca uma experiência única em hospedagem que une paisagens incríveis com uma estrutura moderna e aconchegante.

Contam com um quarto com cama Queen Size, um banheiro privativo, cozinha completa, jacuzzi externa, espaço para fogueira e Wi-Fi, ela comporta até dois hóspedes e oferece uma incrível conexão com a natureza.

Para acessar a cabana é preciso fazer um percurso de aproximadamente 10 minutos de UTV 4×4, serviço já incluso na tarifa e disponível 24 horas. Além disso, possui varanda com vista para a Mantiqueira.

Sua cozinha é equipada com eletrodomésticos, jogo de panelas e utensílios diversos. Também são fornecidas roupas de cama e banho.

Visão interior de domo geodésico em São Paulo com cama de casal, cozinha completa, frigobar e poltronas

Clique aqui e reserve agora mesmo o The Dome.

Monto

A Cabana Monto é a acomodação que remete às tradicionais casas de montanha de filmes com o telhado triangular. Isso porque ela é feita em estilo A-Frame, ou seja, com estrutura em formato de “A”.

Ela possui 64 m² e conta com um quarto com cama Queen Size e um sofá-cama, desta forma, pode receber até quatro pessoas. Além disso, também conta com banheiro privativo, banheira, cozinha completa, churrasqueira, espaço para fogueira e Wi-Fi.

Sua incrível varanda possui uma vista única da Serra da Mantiqueira, onde é possível curtir o nascer e o pôr do sol com privacidade.

A cabana também conta com garagem para até dois carros e fica junto ao terreno de 50 mil metros quadrados onde encontram-se os outros chalés da Nomad Place, além de horta orgânica compartilhada, trilhas e acesso à cachoeira.

Sua cozinha é equipada com eletrodomésticos, panelas, forno elétrico, cafeteira, frigobar, dentre outros utensílios diversos. Os quartos contam ar-condicionado, ventilador e roupas de cama. Já o banheiro conta com toalhas, roupões, sais de banho e amenities.

Clique aqui e reserve agora mesmo a Cabana Monto.

Vin

A Cabana Vin possui as mesmas características que a Cabana Monto, também construída em estilo A-Frame, porém, com uma varanda lateral a mais se comparando com a Monto.

Com 64 m², conta com um quarto com cama Queen Size e um sofá-cama, desta forma, pode receber até quatro pessoas. Além disso, também conta com banheiro privativo, banheira, cozinha completa, churrasqueira, espaço para fogueira e Wi-Fi. Sua incrível varanda possui uma vista única da Serra da Mantiqueira, onde é possível curtir o nascer e o pôr do sol com privacidade.

A cabana também conta com garagem para até dois carros e fica junto ao terreno de 50 mil metros quadrados onde encontram-se os outros chalés da Nomad Place, além de horta orgânica compartilhada, trilhas e acesso à cachoeira.

Sua cozinha é equipada com eletrodomésticos, panelas, forno elétrico, cafeteira, frigobar, dentre outros utensílios diversos. Os quartos contam ar-condicionado, ventilador e roupas de cama. Já o banheiro conta com toalhas, roupões, sais de banho e amenities.

Cabana Vin, Nomad Place

Clique aqui e reserve agora mesmo a Cabana Vin!

Casa Cubo

A Cabana Cubo é um modelo mais moderno de cabana em São Bento do Sapucaí, pois, como o próprio nome propõe, sua estrutura se assemelha a um cubo – ou um retângulo.

Construída no estilo Tiny House, conta com apenas 19 m², entretanto, apesar de compacta, é agradável, funcional e extremamente aconchegante.

Conta com um quarto com cama Queen Size, cozinha completa, banheiro privativo e deck com banheira externa. Ideal para duas pessoas, conta com Wi-Fi, churrasqueira e espaço para fogo de chão.

Sua cozinha é equipada com eletrodomésticos, panelas, forno elétrico, cafeteira, frigobar, dentre outros utensílios diversos. Já o banheiro conta com toalhas, roupões, sais de banho e amenities.

Sua localização dá acesso à horta orgânica da Nomad Place, trilhas e cachoeiras.

Clique aqui e reserve agora mesmo a Cabana Cubo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *